11.05.2008

O homem de ferro


Anthony Edward Stark é um bem sucedido empresário, fundador da Stark Enterprises e de outros empreendimentos. O mundo todo conhece Tony Stark , seus inventos maravilhosos e seu guarda costas, o Homem de Ferro. Ele é um dos homens mais inteligentes do mundo, ao lado de Reed Richards, Bruce Banner e Victor Von Doom. Essa é a história que muitos conhecem, mas nós que acompanhamos o universo Marvel sabemos toda a verdade sobre o Vingador Dourado e Tony Stark.

O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee e, 1963, com projeto de Don Heck nos desenhos, sua primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 e foi publicada no Brasil em Heróis da TV #100.

Durante a guerra do Vietnã, o inventor e industrial Anthony Stark aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha, Stark sobreviveu a explosão mas estilhaços da bomba atingiram seu coração. Os vietcongues o capturaram e foi levado até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma e prometeu que depois ele seria operado dos estilhaços. Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma, e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar o vietcongue. Preso com ele estava outro gênio, o professor Yin Sen. Stark revelou seu plano ao professor, e Yin Sen o ajudou a construir a armadura que o manteria vivo.

Nenhum comentário: