12.15.2008

Hurricane - O furacão - Ualace

O filme Hurricane – O furacão demonstra apenas um episódio do inacabado combate contra as violações racistas já vivenciadas nos Estados Unidos. O longa-metragem mostra a realidade pela qual os negros passam e a forma de conspiração racista promovida pela própria policia dentro de um Estado.

Denzel Washington é o grande intérprete de Rubin "Hurricane" Carter. O ator mostrou mais uma belíssima atuação em filmes, com garra defendeu perfeitamente os ideais de seu personagem, comovendo todos que assistiram ao filme. O longa teve como diretora Norma Jewison, que também dirigiu outro grande filme polêmico, como: "Jesus Cristo Superstar" .

Foram assassinados dois homens e uma mulher num assalto a um bar de Paterson, Nova Jersey. Foram acusados dos assassinatos com duvidosas acusações e condenados Rubin Carter e um fã seu, John Artis (Garland Whitt). Para Rubin, movido a técnica não a emoção das lutas, a prisão foi uma luta por sua sobrevivência, já que fora injustiçado.

A luta para ficar livre foi muito longa e com muitos obstáculos e riscos. Já que Rubin estava rodeado por policiais corruptos e racistas de Paterson, que não aceitariam sua liberdade. Mais finalmente conseguiram, só que no final da década de 1980.

O filme tem como tema principal a luta pela liberdade de Rubin. O Furacão mostra com grande comoção artística a história de um esportista com o drama das injustiças judiciais. Os ativistas de direitos humanos tinham que desmascarar policiais corruptos e racistas, para que houvesse a tão desejada justiça e liberdade.

É um filme emocionante, e que nos prende a cada cena. No final lembramos daquele ditado popular “A justiça tarda mais não falha!” e nos questionamos, será que até hoje injustiças como essa acontecem no nosso país?

Nenhum comentário: